PROJETOS 2017
I - Trimestre - Projeto Identidade - "Conhecendo meu corpo, minha família, minha casa..."
II - Trimestre - Mostra Cultural
I - Trimestre - Projeto Identidade - "Conhecendo meu corpo, minha família, minha casa..."
Justificativa:
Nesta fase da idade é importante que os alunos/crianças adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as pessoas relacionadas a sua história.
Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser modificador, crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento, seja ele, biológico, afetivo, social, familiar.
Portanto, este projeto é uma extensão do que é realizado nos anos anteriores e será mais um caminho para ampliação de vários campos do conhecimento, enfatizando e enfocando sempre a leitura, a escrita, o raciocínio, a lógica, a reflexão e a ação.
Sugestão de temas a serem trabalhados neste projeto
- Higiene
- As profissões
- Alimentação e saúde
- Pluralidade cultural
- Meio ambiente
- Meios de comunicação
- Sociedade(Bairro, cidade...)/Convivência
- Ética e cidadania/valores
II - Trimestre - Mostra Cultural
Sugestão de temas a serem trabalhados neste projeto
- Histórias infantis
- Cantigas de rodas
- Aquecimento global
- Esportes e saúde
- Reciclagem
- Drogas e violếncia
- Trânsito
- Pobreza no Brasil
- Mosquito: Aedes Aegypti
- Sistema solar
- Folclore
- Comidas típicas
III - Trimestre -Cultura Brasileira
"Quais foram suas influências?"
Justificativa:
Este projeto tem por finalidade mostrar aos alunos que a cultura popular brasileira é plural, que o povo brasileiro é resultado de uma diversidade de sons, de cores, de normas, de valores que, ao se misturarem, nos deram este Brasil ritmo, este Brasil sensibilidade e ação; um Brasil acima de tudo, sincrético, miscigenado, com seu tempo e sua história. Com este objetivo, deseja-se que os jovens internalizem que povo desenvolvido é aquele que busca e divulga a sua cultura, como forma de identidade, nacionalidade e cidadania.
Sugestão de temas a serem trabalhados neste projeto
- Estudo de palavras de origem africana que são comuns em nosso idioma e seus significados;
- Provérbios africanos, reconto de mitos, contos populares;
- Análise/releitura de obra e biografia de artistas, autores e cantores negros;
- Produção de poesias/paródias;
- Reconto de histórias e ou canções populares preconceituosas (Boi da Cara preta);
- História da África: a identidade afro-brasileira, os reinos da África, colonização e descolonização da África;
- Afro-brasileiros na sociedade;
- Localização do continente africano e seus países no Mapa-mundi;
- Delimitação no Mapa do Brasil das áreas quilombolas;
- Geometria, através das figuras representadas por meio dos símbolos da cultura africana;
- Construção de tabelas e gráficos, relacionados aos dados estatísticos de mortalidade da população no Brasil;
- Danças afro-brasileiras/instrumentos musicais;
- Confecção de objetos artesanais como máscaras, carrancas e de adornos: pulseiras, tornozeleiras, anéis, colares.
- Culinária- influência de outras culturas;
- Inglês: tradução de palavras de origem africana que são comuns em nosso idioma e para construção de dicionários, murais ou cartazes.
- Letras de músicas do afrodescente Bob Marley e de outros cantores negros e textos em inglês sobre a vida de lideranças como os americanos Malcon X e Martin Luther King.
PROJETOS 2015
Essas fotos foram tiradas pelos alunos e
enviadas para o grupo de whatsapp,
criado pela professora, para o debate
sobre o uso consciente da água.
Como estamos economizando água
Flagrantes de desperdício
Temas para pesquisa
DENGUE
TRÂNSITO
Em edição...
Projeto sensacional! Conscientização das crianças de um tema importante e cheio de conteúdo.
ResponderExcluir